Rádio Bandeirantes 1010

Rádio difusora de Imbituba, há mais de 50 anos no ar, sendo líder, pioneira e mais ouvida da cidade. Música, informação, notícias, esporte, entretenimento e muito mais...

Rádio Bandeirantes 1010

Casa de Repouso pede socorro

Casa de Repouso pede socorro

Compartilhar no Facebook

O único asilo de Imbituba, que acolhe 32 idosos e sobrevive de doações, está passando por sérias dificuldades financeiras e corre o risco de fechar as portas. 

 

A Casa de Repouso Imaculada Conceição está passando por uma grave crise financeira e corre o risco de após 22 anos, encerrar suas atividades. Mesmo após várias ações promovidas por voluntários como bingos, lanches, carreteiros, rifas, feijoadas e várias atividades, ainda não foi possível arrecadar o valor necessário para pagar os funcionários.

“No momento a gente não quer nem tirar idoso, nem demitir funcionários. Vamos tentar fazer campanhas e arrecadar fundos. Se não conseguirmos não vai ser nada fácil" afirma a voluntária e secretária da casa, Maria Rosa.

A tesoureira, Cleuza, explica que o final do ano é sempre o mais difícil pois tem o pagamento do décimo terceiro de todos os funcionários. "Nós passamos todo ano fazendo as promoções, e não tem mais nenhuma atividade para fazer para arrecadar fundos. Em todos esses anos nunca atrasamos o salário dos funcionários pois pagamos primeiro eles e depois pagamos as contas. Quando chega em uma época dessa, a gente entra em pânico. Até dia 30 temos que pagar parte do 13°, dia 4 é o pagamento mensal, depois a segunda parcela do 13° e depois o pagamento de Janeiro. Chegou o momento de tentar de tudo, se não conseguirmos ajuda, vamos ter que tomar medidas extremas".

Todos os idosos usam algum tipo de remédio, a maioria precisa de fralda e cadeira de rodas. Alguns, precisam de ajuda durante o banho e refeições e os funcionários fazem isso com muito carinho e atenção. Durante estes 22 anos, todos os idosos que passaram pela casa de repouso tiveram toda a assistência necessária, mas o custo é muito alto. Alguns idosos contribuem com suas aposentadorias, mas somada a ajuda dada pela prefeitura e as doações fixas ainda não cobrem a despesa mensal de em média 55 mil reais. A casa se mantém através da ajuda de pessoas que olham ao próximo com o coração aberto e se colocam a serviço do outro, por amor.

Demonstração de amor que é feita diariamente pelos voluntários que correm atrás de recursos para conseguir manter a casa, que apesar de já ter mais de 22 anos de funcionamento, está sempre realizando melhorias na edificação para se adaptar a novas regras da legislação. “Esse trabalho é diferenciado, exige muito de nós. Aqui temos que estar todos os dias bem e a gente sempre lutou para que a casa não caia e que continue no nível de atendimento, pois existem leis que fiscalizam. Então, nós queremos achar a melhor solução para que a nossa casa continue bem" afirma a presidente, Ivone Lopes, que explica que a casa recebeu agora uma verba específica para reforma e que será usada na pintura da casa, feita por voluntários e que a verba é destinada e não pode ser investida em outra despesa, como por exemplo o pagamento dos funcionários.

"Quando a gente chega em uma situação como essa de ter que falar em fechar, isso dói, dói muito. Pois a gente não quer entregar para ninguém, a gente quer é continuar esse trabalho.  Vamos apelar para a família pois é a eles que nós vamos ter que devolver, vamos tentar falar com a comunidade para pedir ajuda". Cleuza Araújo

 Alguns grupos de jovens visitaram a Casa de Repouso para alegrar um pouco mais a vida dos idosos. Um desses grupos, organizou uma campanha nas redes sociais para arrecadar presentes e a cidade mostrou sua solidariedade em participar. Um lindo gesto, que pode ser estendido o ano inteiro.

“É lindo ver como o espírito natalino mexe com as pessoas e todas se mobilizam para dar presentes e ver o outro feliz. Amamos as campanhas que nossos amigos fizeram, e neste momento gostaria de aproveitar que muitos estão voltados para nossos idosos e pedir a ajuda de vocês, pois precisamos de doações fixas para a casa que podem ser em um valor pequeno na conta de luz. Se todos ajudarem, este valor se torna grande e nossa casa vai poder continuar acolhendo esses idosos. Mas com urgência, gostaríamos também de pedir aos empresários que nos ajudem neste mês de dezembro, para que a gente consiga arcar com as despesas” Ivone Lopes. 

 

Entenda como funciona o orçamento da casa:

 

A Casa de Repouso tem 17 funcionários pagos:

  • A coordenadora, técnicos de enfermagem, enfermeira responsável, cozinheiras, Lavadeira, serviços gerais, jardineiro, nutricionista e recreadora.
  • Médicos, fisioterapeuta e assistente social, contador e serviços administrativos são voluntários.

E a receita, de onde vêm(mensais)? 

 

?Aproximadamente 25.000,00 contribuição dos idosos

?5.000,00 repasse da PMI

?4000,00 contribuição de Imbitubenses através de suas contas de luz da Celesc

?500,00 contribuição de Imbitubenses através de suas contas de luz da Cerpalo

?1.600,00 através das voluntarias e contribuintes do Lanche da Amizade (além de seu trabalho voluntário, ainda contribuem financeiramente)

? + Doações esporádicas.

Totalizando R$ 36.000,00. 

 

Quais as principais despesas da Casa? 

 

? 36.000,00 para pagamento com funcionários mensais;

?Uma média de 5.000,00 em remédios mensais;

?Uma média de 5.000,00 em alimentação;

?O restante é gasto em fraldas, materiais de limpeza, mercado, energia elétrica, água, táxi, gás , telefone e gastos extras em manutenção.

?Roupas de cama, mesa e banho (Apesar de ganharem através de doações, sempre falta algo específico que precisam ser comprado). 

 

O que aproximadamente varia em R$ 50.000,00 mensais.  O restante, as voluntárias do Lanche da Amizade conseguem através de promoções.  

Comentários()

Veja Também
  • Imbitubense Guilherme Gonçalves conquista primeiro pódio do ano
    Imbitubense Guilherme Gonçalves conquista primeiro pódio do ano
  • ARENA FINALIZA TEMPORADA 2017 COM ESPORTE E MÚSICA
    ARENA FINALIZA TEMPORADA 2017 COM ESPORTE E MÚSICA
  • Programação é adiada por causa do mau tempo
    Programação é adiada por causa do mau tempo

Agora na Bandeirantes

Programa: Dias de Gaby - Gabriela David

das 13:30 às 15:00 horas

Anunciantes

  • Nova Suprema Corretora de Seguros

    Nova Suprema Corretora de Seguros

  • Marmitex da Cida

    Marmitex da Cida

  • Só Habilitados

    Só Habilitados

  • Portal Rádios Online Brasil

    Portal Rádios Online Brasil

Encontre-nos no Facebook