Rádio Bandeirantes 1010

Rádio difusora de Imbituba, há mais de 50 anos no ar, sendo líder, pioneira e mais ouvida da cidade. Música, informação, notícias, esporte, entretenimento e muito mais...

Rádio Bandeirantes 1010

Praias terão bandeira lilás para alertar sobre águas-vivas e caravelas

Praias terão bandeira lilás para alertar sobre águas-vivas e caravelas

Compartilhar no Facebook

A alta quantidade de pessoas que tiveram lesões por contato de água-viva no último fim de semana fez com que os bombeiros aderissem à bandeira lilás, conforme a sinalização internacional para prevenção em áreas aquáticas, indicando a presença de animais marinhos perigosos. A decisão foi tomada em uma reunião entre os comandantes do Corpo de Bombeiros.

Desde o início da temporada, em todo o litoral catarinense foram atendidas 43.528 pessoas. No ano passado, neste mesmo período foram 20.403. Mais da metade das ocorrências desta temporada aconteceram em praias do Sul do Estado.

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Imbituba, Capitão Rafael Fortunato Camilo, somente de dezembro até esta terça-feira (17) os guarda-vidas das praias da cidade registraram 997 casos de contato com águas-vivas.

A bandeira ainda será confeccionada e distribuída entre os postos. Ela deve ser utilizada como uma bandeira secundária, junto à bandeira que orienta sobre as condições do mar. Enquanto isso, a orientação é que os banhistas fiquem atentos se há presença de águas-vivas na areia da praia e verifiquem com os guarda-vidas se é seguro entrar na água.

“A bandeira está sendo criada e seu uso será regulamentado até esta sexta-feira. E tão logo tudo ficar pronto, mandaremos confeccionar e as distribuiremos nas praias. Será uma bandeira lilás, com a inscrição de ‘Perigo: infestação de águas-vivas’”, adianta o comandante da corporação imbitubense.

Durante o fim de semana, foram registradas ocorrências com dois tipos de águas-vivas: a medusa (Olindias sambaquiensis), tipo mais comum, que causa reação semelhante à urticária na pele, e a caravela (Physalia physalis), que possui tentáculos grandes, geralmente com mais de um metro e deixa marcas parecidas com chicotadas. As caravelas podem causar lesões graves e desencadear reações alérgicas, chegando ao choque anafilático e obstruindo as vias aéreas.

 

COMO PROCEDER EM CASO DE QUEIMADURAS

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Onir Mocellin, enquanto não forem instaladas bandeiras, o meio mais seguro de evitar acidente é recorrer aos guarda-vidas. “É importante que as pessoas recorram ao local certo para evitar um acidente”, disse o coronel.

Em caso de acidentes com água-viva, o primeiro procedimento é jogar vinagre na área atingida para aliviar a dor. Segundo o comandante Mocellin, todos os postos guarda-vidas têm o produto à disposição. “É muito importante ressaltar que passar água doce ou esfregar o local só potencializam a introdução do veneno. Em casos onde a vítima estiver longe do recurso, a recomendação é utilizar a própria água do mar sobre o ferimento até o atendimento apropriado.

Ele explica que a queimadura provocada pela caravela – aquela que deixa uma mancha avermelhada na pele – pode ser muito grave e até levar à morte, dependendo da sensibilidade da pessoa ao veneno. As ocorrências mais graves evoluem em um curto espaço de tempo, e em caso de pessoas com alguma predisposição alérgica elas normalmente apresentam vômitos, câimbras, convulsões, espasmos de glote e parada respiratória.

Por isso, após passar vinagre no local que teve contato com os animais, é preciso procurar um posto de saúde, porque, às vezes, é necessário fazer uma raspagem para retirar os ferrões que podem ter ficado grudados na pele.

Comentários()

Veja Também
  • IPTU: prefeito de Imbituba suspende cobranças contestadas até que limites...
    IPTU: prefeito de Imbituba suspende cobranças contestadas até que limites...
  • Vereadores ouvem Sindicato dos Servidores Públicos sobre alteração no número...
    Vereadores ouvem Sindicato dos Servidores Públicos sobre alteração no número...
  • IMBITUBA PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O AEDES...
    IMBITUBA PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O AEDES...

Agora na Bandeirantes

Programa: Dias de Gaby - Gabriela David

das 13:30 às 15:00 horas

Anunciantes

  • Portal Rádios Online Brasil

    Portal Rádios Online Brasil

  • Nova Suprema Corretora de Seguros

    Nova Suprema Corretora de Seguros

  • Só Habilitados

    Só Habilitados

  • Marmitex da Cida

    Marmitex da Cida

Encontre-nos no Facebook