Rádio Bandeirantes 1010

Rádio difusora de Imbituba, há mais de 50 anos no ar, sendo líder, pioneira e mais ouvida da cidade. Música, informação, notícias, esporte, entretenimento e muito mais...

Rádio Bandeirantes 1010

Rádio Bandeirantes AM1010 a

Rádio Bandeirantes AM1010 a

Compartilhar no Facebook

A Rádio Difusora de Imbituba, hoje, Rádio Bandeirantes, foi inaugurada dia 1º de Outubro de 1957. Tratava-se de um projeto de comunicação do Grupo Catão, que na época era detentor dos direitos de administrar e explorar o porto de Imbituba. O objetivo na época era instalar no então Distrito de Henrique Lage, pertencente ao Município de Laguna, um instrumento de comunicação a serviço do porto e da pequena população do distrito. Foram idealizadores do projetos os irmãos, Dr. Francisco João Bocaiuva Catão e Engenheiro Álvaro Catão, que administravam a Companhia Docas de Imbituba, mantenedora do porto de Imbituba. A idéia nasceu em 1956, quando começaram as aquisições dos equipamentos necessários, iniciando pelo transmissor de 250 wats adquirido junto à emissora de Rádio do Oeste Catarinense.

As instalações foram iniciadas num dos prédios da empresa Emacobrás S/A também de propriedade do porto de Imbituba. O grupo catão formou uma comissão de associados para administrar a futura emissora. Dentre os associados, Cirilo Aguiar, então rádio amado do distrito, Padre Paulo Hobold, Vigário da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, João Jeremias e Outros.

 

Emancipação de Imbituba

Um dos objetivos do grupo Catão era a utilização da futura emissora de Rádio na campanha pela emancipação de Henrique Lage.

Observações: O distrito de Henrique Lage foi emancipado em 21 de Junho de 1958, através de projeto de lei aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina. No ano seguinte, 1959, o nome “Henrique Lage” foi subtraído e o novo município passou a denominar-se, Imbituba. Na verdade a Rádio Difusora de Imbituba foi de grande utilidade para a emancipação de Imbituba. Diariamente eram divulgados comentários e crônicas sobre a necessidade de autonomia político-administrativa de Imbituba.

 

Inauguração

A inauguração da Rádio Difusora aconteceu dia 1º de Outubro de 1957, através de um show de calouros no seu próprio auditório. Autoridades locais e parte da população participaram do evento com cantores nativos. A primeira programação oficial da Rádio Bandeirantes de Imbituba  ao ar dia 3 de Outubro. O público vibrou com a emissora. As pessoas passaram a utilizar a Rádio Difusora para divulgação de notas sociais, fatos que despertavam a atenção de toda população. Afinal de contas, era uma novidade. Foram seus primeiros diretores, Dr. Francisco João Bocaiuva Catão, Dr. Otávio de Castro, Engenheiro Ernani Bitencourt Cotrin Filho, Adalberto Speck, Abady Rufino de Sousa e Engenheiro Jorge Yersing Lage (Sobrinho de Henrique Lage). Primeiros funcionários, Manoel de Oliveira Martins (locutor e repórter), Ovídio Cardoso da Rosa (técnico de som), Nivaldo Lentz e Nilzomar Tavares (locutores). A emissora foi inaugurada como “Rádio Bandeirantes de Imbituba S/A freqüência de 1520KWATS, prefixo T-36 e potência (alcance), de 250 wts.

Além da programação normal, das 10 horas da manhãs as 23horas, a emissora transmitia missas da matriz, jogos de futebol do Imbituba Atlético Clube e festas em geral que aconteciam na cidade. Um dos grandes feitos da emissora foi a transmissão da sessão da Assembléia Legislativa do Estado, em 21 de junho de 1958, que aprovou a Lei nº 348/58, que tratava da emancipação de Imbituba.

Hoje, filiada a Rádio Bandeirantes, a Rádio Difusora continua prestando relevantes bons serviços ao município de Imbituba e ao seu povo hospitaleiro e trabalhador.

Comentários()

Veja Também
  • Programação Semanal
    Programação Semanal

Agora na Bandeirantes

Programa - Visita ao Seu Lar

das 19:00 às 20:00 horas

Anunciantes

  • Nova Suprema Corretora de Seguros

    Nova Suprema Corretora de Seguros

  • Marmitex da Cida

    Marmitex da Cida

  • Portal Rádios Online Brasil

    Portal Rádios Online Brasil

  • Só Habilitados

    Só Habilitados

Encontre-nos no Facebook